Estatuto e Organograma do InsTI - Instituto Tonny Ítalo

Podcast: "Pod Ser?" - InsTI ♾️ 8 anos

  InsTI - Instituto Tonny Ítalo ♾️ 8 anos! Em breve lançará seu Podcast: POD SER? Fundado em 26 de julho de 2015, mesmo ano do assassin...

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

TONNY ÍTALO, O CASO: NOTA À SOCIEDADE

Tonny Ítalo Lima Pinheiro  (15/01/1987 - 28/01/2015),
em pleno vigor de juventude e maturidade, ao mesmo tempo, foi retirado abruptamente de nosso convívio em janeiro deste ano. Advogado por formação, jovem escritor, mestrando em Direito Tributário na Universidade Federal do Ceará (UFC), um estudioso nato, aos 28 anos – completados em 15 de janeiro deste ano (2015) – Tonny Ítalo acumulava títulos no currículo. Era Inspetor da Polícia Civil do Estado do Ceará, foi professor universitário, docente do Curso de Formação Profissional para Carreira de Praças da Polícia Militar (CFPCP/PM), ministrava aulas de direito na Academia Estadual de segurança Pública do Ceará (AESP) e Tutor de Ensino à Distância nos Cursos de Aperfeiçoamento para Inspetor e Escrivão de Classe Especial da Polícia Civil. No dia 23 de fevereiro, saiu o resultado do último concurso prestado por ele: foi aprovado para o cargo de Delegado da Polícia Civil do Estado do Ceará. Cidadão que a Violência Urbana ceifou de nossas vidas e convívio. Nós, da Sociedade Organizada, não podemos calar nem deixar impune!!!
De carisma natural, Tonny Ítalo era bom filho, irmão zeloso, amigo cuidadoso. Ele foi encontrado, na manhã de sábado, 24 de janeiro, com ferimentos à bala dentro de seu automóvel. Segundo resultado da reconstituição ocorrida, mesmo não tendo reagido, os criminosos dispararam um tiro contra Tonny Ítalo. Depois de alvejado pelos bandidos (5) dirigiu por cerca de 2 km em direção sua residência, colidiu numa palmeira e mureta do Canal da Av Eduardo Girão. A morte cerebral foi confirmada na noite de 28 de janeiro, pelo Instituto Doutor José Frota (IJF). A Polícia trabalha inicialmente com a hipótese de tentativa de assalto (Latrocínio). No último dia 23 de março, o Ministério Público ofereceu denúncia contra quatro acusados pela morte do inspetor Tonny Ítalo Lima Pinheiro: por crime de latrocínio, formação de quadrilha e corrupção de menor. A denúncia é assinada pelo Promotor de Justiça José Evilázio Alexandre da Silva, da 7ª Vara Criminal. Para o promotor, “não há dúvidas sobre a existência de crime.”
Seu corpo foi sepultado dia 29. Após autorização dos familiares, em um último ato de caridade e generosidade, Tonny Ítalo doou todos os órgãos viáveis, desejo seu externado e declarado na carteira da OAB.
Mesmo com tão pouca idade, deixou seu legado. O sorriso e a alegria cativavam a todos!
Apaixonado por música trazia alegria com seu violão e sorriso fácil. Ele era uma fortaleza. Na tragédia urbana que vivemos, algumas pessoas seguem alheias ao fato de que elas próprias estão por um fio. A violência urbana paira sobre nós...
Tonny Ítalo: Jovem, inteligente, estudioso, amigo, profissional zeloso, bem-humorado, cidadão sério, homem de família e, sobretudo, ser humano querido. De sorriso farto e personalidade agradável, muito fácil simpatizar com ele. Tanto que não se tem notícias de desavenças ou malquerenças. Nós e a sociedade perdemos um ser humano realmente extraordinário.

GRANDE PERDA
Familiares e amigos perdem um ser humano tão amado e querido. A sociedade perde um grande e jovem cidadão. Perda prematura de tão valoroso profissional da segurança pública. A Academia perde um bom companheiro, perde o seu sonho. Tonny Ítalo de riso largo, de abraço forte e ideias vivas. Tonny Ítalo, a inquietação de quem almeja transformar o velho, fazer crescer a ciência. Estamos todos de luto pela sua súbita partida. Mas, permaneceremos firmes no propósito de nossas lutas e em sua memória, que fica.
Nos dias em que esteve internado, amigos e familiares se revezavam em vigília pela sua recuperação na porta do hospital. No dia da despedida, houve prestigioso cortejo em honra ao “Guerreiro Abatido”. Um grande número de policiais e viaturas, do interior e capital, acompanhou seu digno corpo, que seguiu até onde foi repousado!
No velório e enterro, centenas de pessoas  - entre familiares, amigos, colegas de profissão e autoridades de Estado – foram se despedir.  Na despedida, suas músicas preferidas e muito amor em meio a tanta dor.

CLAMOR DA FAMÍLIA E DA SOCIEDADE

Em meio à grande multidão que compareceu ao seu velório e sepultamento, o governador do Estado Camilo Santana e seu secretário de Segurança compareceram ao velório para confortar a família e mostrar, não só para os próximos de Tonny Ítalo, mas para toda a instituição de policiais civis, irmanada na dor, que se importavam. E lá, ouviram da mãe Gláucia Lima (professora, escritora, fazendária e coordenadora do Fórum de Mulheres no Fisco - FMFi) que, apesar do momento, conseguiu expressar a dor de todas as mães que perdem seus filhos por causa da violência, conseguindo também, em um momento extremo chamar a atenção para a violência que vitima nossos jovens e criticou a falência da nossa segurança. "Verdade é que a vida pode até voltar a seguir seu curso normal para o resto da sociedade. Porém, na nossa casa, na nossa família, dentro de mim, de seus irmãos, familiares e amigos, é que nada mais voltará a ser como antes. Sempre faltará meu filho Tonny Ítalo, nosso companheiro, nosso amigo, nossa alegria..."

Tonny Ítalo deixou aqui os pais, três irmãos e uma legião de amigos e fãs (da personalidade forte, da dignidade, da humanidade, do companheirismo, do amor ao próximo) cheios de saudade e clamando por justiça, alegria e paz! Referência e exemplo de pessoa digna e ética para amigos e familiares, transmitindo muitos valores, como generosidade, alegria, amizade e solidariedade. Combateu o bom combate, lutou até os últimos minutos.
Sua partida, de forma abrupta e violenta gerou uma ferida muito profunda em seus entes queridos e na sociedade como um todo. Devemos erguer a nossa voz para exigir e clamar por paz, que cesse essa violência que nos atinge de forma tão profunda. A violência está tirando de nós cidadãos, o nosso bem maior.
#SomosTodosTonnyÍtalo por uma Cultura de Alegria e Paz! Exigimos Justiça, pois sua partida não pode ter sido em vão!!!


CLAMAMOS POR PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA, EXIGIMOS JUSTIÇA!

Tonny Ítalo, Presente hoje e sempre!

Nota:
_Sua “árvore”, como ficou conhecida a palmeira em que colidiu, foi pintada bem colorida, mantendo suas principais características em mensagens de carinho, alegria e paz!
Tonny Ítalo Lima Pinheiro - Amor eterno; saudade infinda - diário de homenagens, carinho, agradecimento, solidariedade... Link  http://t.co/djZ1perOtV  → no blog Ser ¡Voz!
_Nota publicada, primeiramente, no blog Ser ¡Voz! Link -  http://t.co/ngrXqwg4EH Tonny Ítalo – Comunicações, Psicografias, Psicofonias e Nota à Sociedade por ocasião da Comenda em homenagem a ele... Link  http://t.co/djZ1perOtV  

_No SITE do InsTI - INSTITUTO TONNY ÍTALO http://www.institutotonnyitalo.org/ imagens da Assembleia de Constituição do InsTI - Instituto Tonny Ítalo em 26 de julho de 2015. Para saber mais sobre o InsTI - INSTITUTO TONNY ÍTALO, acesse o link seguinte:


http://institutotonnyitalo.blogspot.com.br/2015/11/insti-instituto-tonny-italo.html

#‎SomosTodosTonnyÍtalo - foi esta a fala na ordem do dia...
24 de abril... em 24 de janeiro, Tonny Ítalo foi atingido. E, dia de seu Santo protetor, São Jorge Guerreiro (23/abr), nosso “Guerreiro da Alegria e da Paz”, que está na Luz Divina, foi condecorado pelo Governador Camilo Santana com a Honraria Máxima do Mérito da Polícia Civil do Estado do Ceará.

Na solenidade, alusiva ao aniversário da Corporação (48 anos), sua mãe Gláucia Lima parabenizou seus colegas que tanto honram sua memória, falou dele enquanto educador, professor, instrutor, inspetor (aprovado em concurso para delegado) e distribuiu uma Nota emitida à Sociedade, esclarecendo o caso e Clamando por Justiça e uma Cultura de Alegria e Paz! (Nota, na íntegra, está postado no link → 

Tonny Ítalo – Comunicações, Psicografias, Psicofonias e Nota à Sociedade no blog Ser ¡Voz!

 “Tive a honra de participar da entrega da Medalha do Mérito Policial Civil. Entre os homenageados, o inspetor Tony Ítalo, in memorian. Ele foi representando por sua mãe Gláucia Lima, que além da medalha recebeu um buquê de flores das minhas mãos e da Controladora Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará, Socorro França. Foi uma cerimônia muito emocionante!” Onélia Leite.  – esposa do Governador Camilo Santana


- A “Medalha do Mérito Policial Civil” é a condecoração de maior relevo da Polícia Civil do Estado do Ceará. A comenda é constituída por medalha, diploma, barreta, botão de lapela e fita.
Honraria através da qual o Governador do Estado, por intermédio do Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, distingue policiais civis ou personalidades eminentes que tenham participado com valiosa cooperação para a concretização dos objetivos previstos nos planos e programas na área da segurança pública e que hajam contribuído para o desenvolvimento e engrandecimento da instituição policial civil...

Na ocasião, o Fórum de Mulheres No Fisco - FMFi falou em Não-Violência, Paz e Equidade! Ressaltando a urgente necessidade de vivermos em harmonia de gêneros para escrevermos uma nova história.
Tonny Ítalo: Parabéns, Presente hoje e sempre!
#SomosTodosTonnyÍtalo - Céus e Terra em Festa por você, sua Alegria e Paz!

Governador Camilo Santana 23 de abril às 20:54 · 
O fim da tarde de hoje foi de muita emoção na galeria do Palácio da Abolição. Em cerimônia com mais de 350 pessoas, a Polícia Civil foi homenageada pelos seus 48 anos de história. Fiquei extremamente feliz por ter recebido a medalha do mérito da Polícia Civil e vesti com muita honra a camisa da instituição. Aproveito para ressaltar que o que for possível fazer para melhorar as condições de trabalho dos servidores do sistema de segurança, nós vamos fazer. Uma excelente noite a todos!
_Fotos: Tiago Stille e Carlos Gibaja
“Lembrem-se: só os sonhos arriscados produzem conquistas meritórias.” Gláucia Lima
Deus sabe a dor que sinto..... Mas, se tenho que passar, que seja com dignidade :'(
Meu 
 ñ para de sangrar de saudade #SomosTodosTonnyÍtalo

 Comenda em homenagem a ele... Link →  http://t.co/djZ1perOtV  no blog Ser ¡Voz!


















2 comentários:

  1. Filho da Coordenadora Geral do FMFi – Fórum de Mulheres no Fisco, Gláucia Lima
    O Nosso Último Adeus a Tonny Ítalo → http://t.co/OVuDcnhAZS → blog do FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco

    ResponderExcluir
  2. Filho da Coordenadora Geral do FMFi – Fórum de Mulheres no Fisco, Gláucia Lima
    O Nosso Último Adeus a Tonny Ítalo → http://t.co/OVuDcnhAZS → blog do FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco

    ResponderExcluir