Estatuto e Organograma do InsTI - Instituto Tonny Ítalo

Podcast: "Pod Ser?" - InsTI ♾️ 8 anos

  InsTI - Instituto Tonny Ítalo ♾️ 8 anos! Em breve lançará seu Podcast: POD SER? Fundado em 26 de julho de 2015, mesmo ano do assassin...

sábado, 28 de novembro de 2015

INSTITUTO TONNY ÍTALO – InsTI & INSTITUTO DR. VANDICK PONTE DÃO AS “MÃOS” NA INCANSÁVEL LUTA DA GENEROSIDADE

“Não é possível ver os doentes mentais apenas como passíveis de uma “cura social” utópica” dr. Vandick Ponte

Anos 80. Na estreita rua Clarindo de Queiroz, em frente ao Colégio Cearense, estaciona um veículo e dele surge um homem majestoso, de corpo atlético, vestido de branco, atravessando calmamente a via, atento às frutas espalhadas no chão. E então, após pegá-los com cuidado e lavá-los nas límpidas águas do centro esportivo, degusta com apetite os frutos amarelados dos oitis ao lado do vigilante amigo, sentados na calçada. Ao partir, satisfeito, recebe o cumprimento do outro: ”Boa tarde, Doutor!” Dias depois o “catador” recebia o Troféu Sereia de Ouro.

Vandick Ponte - DN 9 mar 89
 11 de novembro de 2015. Parte da equipe do Instituto Tonny Ítalo (InsTI) adentra pela primeira vez uma clínica psiquiátrica, modelo em tratamento a carentes, para uma proveitosa visita à sua Fábrica de Vassouras Ecológicas, sendo recebida pelos sorrisos das profissionais, que colaboram com incomparável grandeza social. Ao primeiro contato com os internos, a emoção com o tratamento destes, que de forma quase uníssona saudaram: “Bom dia!”. Da mesma forma, com o coração radiante de emoção, a resposta no mesmo sentido.

“Homossexualismo não é doença nem perversão, mas parte da natureza humana” dr. Vandick Ponte
  
Após formar-se em 1933, o cearense de Sobral Dr. Vandick Ponte especializou-se em Neuropsiquiatria na Universidade de Columbia (EUA), retornando ao Ceará para se dedicar, definitivamente à psiquiatria, como médico e professor. Desapontado com o único centro de atendimento de Fortaleza, o Asilo da Parangaba, superlotado e com altas taxas de mortalidade, notabilizou-se pela criação, ao lado do colega Dr. Jurandir Picanço, da Casa de Saúde São Gerardo, em 1935, onde hoje funciona o Instituto Vandick Ponte, surgindo então o pioneirismo na assistência psíquica e humanitária no Norte e Nordeste brasileiro, ainda que de iniciativa privada. Anos depois, após reforma na Previdência e surgimento de convênios, voltou-se ao público.

Segundo o médico, havia na época o constrangimento em “asilar” parentes, questionamentos aos tratamento de então, quando a sociedade classificava os internos como “loucos”. Dr. Vandick mandou abrir as portas e esquecer as grades, colocando cada colaborador no mesmo grau de profissionalização: “No São Gerardo, cada médico é um assistente social; cada assistente social um terapeuta ocupacional; cada terapeuta um auxiliar de enfermagem, além da profissão específica dele”. “Não é possível ver os doentes mentais apenas como passíveis de uma “cura social” utópica”.
 Suas ideias avançadas ultrapassavam a restrição de sua formação acadêmica, penetrando na leveza da sensibilidade social, chocando, numa época de conservadorismo e evidências preconceituosas, ao afirmar que “homossexualismo não é doença nem perversão, mas parte da natureza humana”, além de defender a liberação da maconha.

“As mães e os grandes homens/mulheres nunca morrem, simplesmente encantam” dr. Airton Monte
  
Cronista diário do jornal O Povo, Dr. Airton Monte (falecido em 2012) sempre citava seu colega e ex-professor, das cativantes aulas na Faculdade de Medicina da UFC, tratando-o humildemente como “Mestre”, atitudes idênticas de outros médicos. Chegou na São Gerardo ainda acadêmico plantonista até o fim de sua vida, pois do seu amigo a única vez que se afastou foi durante o velório, em 20 de julho de 2005, quando, ao baixarem o corpo de Vandick, então com 93 anos, resolveu procurar o túmulo da mãe, “perambulando pelo território dos mortos”. Como não encontrou, conformou-se: “As mães e os grandes homens/mulheres nunca morrem, simplesmente encantam”.

O Instituto Dr. Vandick Ponte, à frente a sua fundadora Dra. Marluce Oliveira, conta com dezesseis leitos, nos quais o cliente recebe o tratamento farmacológico e terapêutico até a sua recuperação e retorno ao convívio sócio-familiar. Isso foi fato comprovado pela nossa equipe, que recebeu a garantia de apoio à sua causa, a educação de crianças e adolescentes.

“Ecologicamente Correto

Socialmente Justo

Economicamente Viável”


Como membro do InsTI, enquanto assistia as colegas Ivete e Gláucia Lima conversarem com as médicas, debrucei-me no trabalho dos companheiros operários na fabricação de vassouras, com o rádio ligado nas alturas ao som de Raul Seixas. Uma moça, usando short e botas, regozijando numa das dezenas de cadeiras, balançava a cabeça, curtindo a música. Fui até ela e disse: “Se você gosta de rock somos eu e você. Tamos nessa!” Ela não falou, mas a resposta não poderia ser melhor: manteve o sorriso e fez o sinal de positivo.
 Negativo, portanto, é não crer na felicidade. Positivo é o amor, o abraço fraterno. O InsTI, o Instituto Wandick Ponte e os demais parceiros, que trabalham sem fins lucrativos, não abrem mão dessa causa. Uma luta incansável, duradoura, mas que seja compensada pela gentileza de um verdadeiro “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”.

_Lucas Jr. Vestindo Camiseta
feita de Pet do InsTI
J. Lucas Jr.
Espaço Leitura do InsTI
fatoshistoricosmundoemdebate.blogspot.com

InsTI – Instituto Tonny Ítalo e o Instituto Wandick Ponte fecham parceria e colaboração mútua. InsTI passa a ser coletor e captador de garrafas pet para a Fábrica de Vassouras Ecológicas, cuja renda é revertida para os portadores de transtornos mentais graves do Instituto Dr. Vandick Ponte.
Posteriormente, InsTI passará a vender as Vassouras Ecológicas (fibras totalmente feitas de Pet). A Natureza Agradece!




SITE do InsTI - INSTITUTO TONNY ÍTALO
 http://www.institutotonnyitalo.org/

www.institutotonnyitalo.com.br/
·          
institutodrvandickponte.blogspot.com

glaucialimavoz.blogspot.com/.../tonny-italo-comunicacoes-psicografias.h...

*Gláucia, Lucas e Dra. Marluce
_*Ao lado, honroso encontro InsTI - Instito Tonny Ítalo - Instituto Instituto Dr. Wandick Ponte:Gláucia Lima, Lucas Jr. e Dra. Marluce Oliveira  

Contatos InsTI
55 - 85 – 9 9925 3015 →TIM
55 - 85 – 9 8583 0074 →OI

#SomosTodosTonnyÍtalo por Justiça, Alegria e Paz!
#SomosTodosInsTI. Atores ou 'peões' na obra de uma cultura da não-violência, da generosidade, da criatividade, da arte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário